Sobre como guardar os sonhos

Em uma noite de silêncio pode-se ouvir pensamentos. Às vezes, estes são tão altos que podem despertar até mesmo as almas mais tranquilas. Em uma destas noites, se pode pensar no tempo e no quanto ele foi cruel com seus sonhos, seu corpo, seu coração e seu humor. Se pode lembrar do quanto se estava feliz há alguns anos, de quantos amigos tinha, de quantos convites recebia, de quantos planos fazia e especialmente, de quantos sonhos sonhava!
Ah, se tivesse podido realizar todos eles como estaria hoje? Feliz, talvez. Não se sabe. Mas, não teria tido as experiências que teve ao não realiza-los. Não realizar alguns sonhos, pode ser uma oportunidade de ser feliz de outras formas, de conquistar outras coisas, conhecer outras pessoas, viver outras paixões e amar outros sonhos.
Não realizar sonhos que foram planejados com tanto carinho e expectativa, dói. Talvez você não exerça a profissão para qual se preparou durante anos, talvez você escolha outra profissão, talvez você não curse aquela Universidade, não tenha aquele diploma, não tenha aquele corpo físico, não case com aquela pessoa, não tenha aqueles filhos e não realize aqueles sonhos. Talvez você perca empregos, perca chances, perca pessoas e perca seu sorriso. Se isso acontecer, tudo bem. Saiba que você não é o único do mundo com quem a vida resolveu fazer uma espécie de teste ou provação. Os amigos sumiram? Talvez você tenha responsabilidade nisso. As costas estão doendo? Talvez a sua culpa esteja pesando. As noites estão excessivamente longas para o pouco sono que sente? Talvez tenha uma tristeza ocupando um espaço que não deveria.
O que fazer para mudar esta situação? Até aqui tudo parece não ter mais volta. Está difícil sair dessa depressão? (Sim, caro amigo, se você se identificou com este texto até aqui, você provavelmente tenha traços de depressão[1]). Quando está muito difícil, respeite seu tempo. Não se sinta obrigado a sair porque as pessoas te dizem que deve sair, não se sinta obrigado a beber porque as pessoas te olham com olhos de espanto quando você recusa álcool, não se sinta obrigado a exibir nas redes sociais ou fora delas uma falsa felicidade, que você não está sentindo de forma genuína. Cuide-se. Faça análise. Guarde as exposições de sua vida e de suas dores para seu analista. Lembre-se que muitas vezes as pessoas que querem muito saber sobre sua vida não estão interessadas em te ouvir ou secar tuas lágrimas, ao contrário, querem um motivo pra te rotular de mal humorado e de chato que está sempre se vitimando. Mantenha silêncio. Preserve-se do mundo e se permita à sua análise.
Difícil? Sim. Muito. Muitíssimo. Como dar o primeiro passo? Comece pegando o telefone. Ligue para aquele amigo que você tanto ama mas, por coisas da vida se afastou. Converse por dois minutos. Sente que precisa se desculpar com alguém? Faça isto. Faça isto o mais depressa possível. Abra as janelas da sua casa. Limpe seu armário. Faça doação de roupas, objetos e tudo aquilo que está parado em sua vida. Faça uma boa faxina. Pinte as paredes, se puder, com cores claras. Espalhe flores pela casa. Troque seus tapetes. Plante uma árvore frutífera em seu quintal. Faça um pequeno canteiro de temperos para utilizar em sua cozinha. Aprenda uma receita nova. Faça terapia. Desligue seus dados móveis. Procure utilizar a internet uma vez ao dia. Desligue sua televisão, especialmente a noite. Deite-se antes das 23h, levante-se antes das 07h. Fazer tudo isso é difícil? É uma grande bobagem? Então, comece tendo novos sonhos.
Sabe aqueles sonhos que você não conseguiu realizar? Troque por outros. Isto não é conformismo, isto é recomeço. Guarde seus sonhos antigos em um cantinho do seu coração, um dia, volte neles se desejar, ou não. Se você realizar sonhos novos e se permitir a novas formas de felicidade, os sonhos antigos não realizados serão apenas coisas que se você tivesse feito não teriam te permitido realizar os sonhos novos. Guarde seus sonhos que não deram certo para contar boas histórias sobre eles. Se permita ter sonhos novos, todos os dias.




[1] Para diagnóstico correto e verdadeiro consulte um profissional.

Comentários