Saboreando os prazeres Rodrigueanos

Só para provocar todo mundo a realizar leituras Rodrigueanas, seguem algumas "pinceladas" da obra de Nelson Rodrigues. (leia-se um convite a leitura da obra). Sim eu a amo (a obra), deixe-me dizer sem receio, eu a amo!

"O casamento já é indissolúvel na véspera."

"Antigamente, o defunto tinha domicílio. Ninguém o vestia às pressas, ninguém o despachava às escondidas. Permanecia em casa, dentro de um ambiente em que até os móveis eram cordiais e solidários. Armava-se a câmara-ardente num doce sala de jantar ou numa cálida sala de visitas, debaixo dos retratos dos outros mortos. Escancaravam-se todas as portas, todas as janelas; e esta casa iluminada podia sugerir, à distância, a idéia de um aniversário, de um casamento ou de um velório mesmo."

"A Igreja está ameaçada pelos padres de passeata, pelas freiras de minissaia e pelos cristãos sem Cristo. Hoje, qualquer coroinha contesta o Papa."

"As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal-acabado."

"Considero o filho único um monstro de circo de cavalinhos, um mártir, mártir do pai, mártir da mãe e mártir dessas circunstâncias. As famílias numerosas são muito mais normais, mais inteligentes e mais felizes."

"Quando os amigos deixam de jantar com os amigos [por causa da ideologia], é porque o país está maduro para a carnificina."

"Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos."

"Qualquer indivíduo é mais importante que toda a Via Láctea."

"Com o tempo e o uso, todas as palavras se degradam. Por exemplo: — liberdade. Outrora nobilíssima, passou por todas as objeções. Os regimes mais canalhas nascem e prosperam em nome da liberdade.Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura."

"O mundo é a casa errada do homem. Um simples resfriado que a gente tem, um golpe de ar, provam que o mundo é um péssimo anfitrião. O mundo não quer nada com o homem, daí as chuvas, o calor, as enchentes e toda sorte de problemas que o homem encontra para a sua acomodação, que aliás, nunca se verificou. O homem deveria ter nascido no Paraíso."

"Nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício."

"Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista."

"É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez."

"Sou um pobre nato e, repito, um pobre vocacional. Ainda hoje o luxo, a ostentação, a jóia, me confundem e me ofendem."

"Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é profissional. Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância."

"A morte é anterior a si mesma."

"Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."

"Todo desejo é vil."

'A cama é um móvel metafísico."

"O brasileiro chamado de doutor treme em cima dos sapatos. Seja ele rei ou arquiteto, pau-de-arara, comerciário ou ministro, fica de lábio trêmulo e olho rútilo."

"Tarado é toda pessoa normal pega em flagrante."

"Hoje é muito difícil não ser canalha. Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo."

"O marido não deve ser o último a saber. O marido não deve saber nunca."

"Morder é tara? Tara é não morder."

"Quem nunca desejou morrer com o ser amado nunca amou, nem sabe o que é amar."

"O que atrapalha o brasileiro é o próprio brasileiro. Que Brasil formidável seria o Brasil se o brasileiro gostasse do brasileiro."

"O amigo é um momento de eternidade."

"O casamento não é culpado de nada. Nós é que somos culpados de tudo."

"A dúvida é autora das insônias mais cruéis. Ao passo que, inversamente, uma boa e sólida certeza vale como um barbitúrico irresistível."

"Toda coerência é, no mínimo, suspeita."

"A maioria das pessoas imagina que o importante, no diálogo, é a palavra. Engano, e repito: – o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão."

"Amar é ser fiel a quem nos trai."

"Acho a liberdade mais importante que o pão."

"Ou a mulher é fria ou morde. Sem dentada não há amor possível."

"A morte de um velho amigo é uma catástrofe na memória. Todas nossas relações com o passado ficam alteradas."

"Todo ginecologista devia ser casto. O ginecologista devia andar de batina, sandálias e coroinha na cabeça. Como um são Francisco de Assis, com a luva de borracha e um passarinho em cada ombro."

"O Natal já foi festa, já foi um profundo gesto de amor. Hoje, o Natal é um orçamento."

"Enquanto um sábio negro não puder ser nosso embaixador em Paris, nós seremos o pré-Brasil."

"Se eu tivesse que dar um conselho, diria aos mais jovens: – não façam literatice. O brasileiro é fascinado pelo chocalho da palavra."

"Quero crer que certas épocas são doentes mentais. Por exemplo: – a nossa."

"Falta ao virtuoso a feérica, a irisada, a multicolorida variedade do vigarista."

Comentários

Postar um comentário